Irá decorrer, entre 15 e 18 de Dezembro, a feira do Livro, na Biblioteca da nossa Escola. Aproveita para comprar as tuas prendas de Natal com 15% de desconto. Os livros foram seleccionados auscultando, toda a comunidade educativa, no sentido de ir ao encontro das preferências e gostos de cada um.
Aparece
Esperamos por ti
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Palestra - "Religião, Sexo e Desobediência"
No dia 3 de Novembro de 2008, pelas 15h e 10m, realizou-se na Escola Santos Simões, uma palestra subordinada ao tema, “Religião, Sexo e Desobediência”, tendo como orador o Professor Doutor Francisco Teixeira, destinada aos alunos do 10º e 11º anos de escolaridade.
O tema, sendo controverso, foi abordado de uma forma clara e muito elucidativa sobre a relação entre as três temáticas propostas. A participação dos alunos foi muito positiva, bem como a sua curiosidade relativamente aos assuntos expostos, tornando o tempo destinado ao debate, muito interessante, com perguntas frequentes dos alunos. Esta palestra, controversa (dado os temas propostos), mostra que, os jovens quando levados à participação crítica e ao pensar autónomo, conseguem superar as nossas expectativas.
Não devemos incutir nos jovens um saber já feito em que a aquisição desse saber não passa pela crítica, mas sim, incutir-lhes a vontade de saber através da crítica e da reflexão, “desobedecendo” no sentido construtivo e não simplesmente porque apetece desobedecer. Os maiores génios da História da Humanidade, foram desobedientes, acreditando nos seus ideais e lutando por eles, sabendo à partida que, as consequências dessa desobediência, poderia levar ao sofrimento.
O tema, sendo controverso, foi abordado de uma forma clara e muito elucidativa sobre a relação entre as três temáticas propostas. A participação dos alunos foi muito positiva, bem como a sua curiosidade relativamente aos assuntos expostos, tornando o tempo destinado ao debate, muito interessante, com perguntas frequentes dos alunos. Esta palestra, controversa (dado os temas propostos), mostra que, os jovens quando levados à participação crítica e ao pensar autónomo, conseguem superar as nossas expectativas.
Não devemos incutir nos jovens um saber já feito em que a aquisição desse saber não passa pela crítica, mas sim, incutir-lhes a vontade de saber através da crítica e da reflexão, “desobedecendo” no sentido construtivo e não simplesmente porque apetece desobedecer. Os maiores génios da História da Humanidade, foram desobedientes, acreditando nos seus ideais e lutando por eles, sabendo à partida que, as consequências dessa desobediência, poderia levar ao sofrimento.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Livros adquiridos este ano lectivo, por autores
Augusto Cury- Toda a colecção
Stuart Mill- O Grito de Icemark
Paul Stewart e Chris Riddell- Para além dos Bosques profundos
Sempé-Goscinny- As aventuras do menino Nicolau
O menino Nicolau
As brincadeiras do menino Nicolau
Antonio Skármeta- O Carteiro de Pablo Neruda
Matt Whyman- Os pequenos assassinos
Elisabeth Kostov- O Historiador
John kennedy- Uma conspiração de estúpidos
Umberco Eco- O Pêndulo de Foucault
Haruki Murakami- Sputnik meu amor
Jorge Amado- o gato malhado e a andorinha Sinhá
Ilse Losa- O Mundo em que vivi
Ernest Hemingway- As neves de Kilimanjaro
Isabel Allende- O Bosque dos Pigméus
José Jorge Letris- Fazer leitores...e escritores
José Jorge Letria/André Letria- Os animais fantásticos
Filipe Faria- A manopla de Karasthan
Neil Gaiman- Stardust, o Mistério da estrela cadente.
É de salientar que, a maior parte dos livros adquiridos já foram requisitados para leitura ao domicílio.
Stuart Mill- O Grito de Icemark
Paul Stewart e Chris Riddell- Para além dos Bosques profundos
Sempé-Goscinny- As aventuras do menino Nicolau
O menino Nicolau
As brincadeiras do menino Nicolau
Antonio Skármeta- O Carteiro de Pablo Neruda
Matt Whyman- Os pequenos assassinos
Elisabeth Kostov- O Historiador
John kennedy- Uma conspiração de estúpidos
Umberco Eco- O Pêndulo de Foucault
Haruki Murakami- Sputnik meu amor
Jorge Amado- o gato malhado e a andorinha Sinhá
Ilse Losa- O Mundo em que vivi
Ernest Hemingway- As neves de Kilimanjaro
Isabel Allende- O Bosque dos Pigméus
José Jorge Letris- Fazer leitores...e escritores
José Jorge Letria/André Letria- Os animais fantásticos
Filipe Faria- A manopla de Karasthan
Neil Gaiman- Stardust, o Mistério da estrela cadente.
É de salientar que, a maior parte dos livros adquiridos já foram requisitados para leitura ao domicílio.
Dia das Bibliotecas - 27 de Outubro
No dia 27 de Outubro, a Escola Santos Simões. comemorou o dia da Biblioteca Escolar, com uma actividade surpresa para os alunos.
Para "fugir" à tradicional comemoração, a equipa da Biblioteca, juntamente com a Turma do 11ºD. organizou uma encenação de uma música alusiva à Biblioteca, do grupo "Cabeças no Ar", tendo como título "O Baile da Biblioteca". Esta actividade realizou-se em dois turnos, um para os alunos da manhã e outro para os alunos da tarde.
A Biblioteca foi preparada de acordo com a letra da música e, por isso, o ambiente recriado foi alusivo à noite, quando os escritores e personagens de Livros saem das estantes da Biblioteca para dançar.
A participação dos alunos foi positiva e bem recebida.
Para "fugir" à tradicional comemoração, a equipa da Biblioteca, juntamente com a Turma do 11ºD. organizou uma encenação de uma música alusiva à Biblioteca, do grupo "Cabeças no Ar", tendo como título "O Baile da Biblioteca". Esta actividade realizou-se em dois turnos, um para os alunos da manhã e outro para os alunos da tarde.
A Biblioteca foi preparada de acordo com a letra da música e, por isso, o ambiente recriado foi alusivo à noite, quando os escritores e personagens de Livros saem das estantes da Biblioteca para dançar.
A participação dos alunos foi positiva e bem recebida.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Actividades
O Processo de Bolonha
No dia 14 de Outubro de 2008, no anfiteatro da nossa escola, realizou-se uma palestra sobre o Processo de Bolonha, proferida pelo professor Doutor, Manuel José da Rocha Armada. A palestra destinou-se aos alunos do 11º e 12º anos de escolaridade e a participação foi excelente, bem como o comportamento dos alunos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)