quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fotos "Luís Represas... in Santos Simões"

Dizem que as imagens valem mais do que mil palavras...
Há quem subscreva... há quem discorde...
há quem não dispense uma boa conversa,
há quem escreva mil palavras sobre uma imagem...


Ficam aqui gravadas as imagens que retratam uma inspirada tarde
Fica aqui o retrato das corajosas palavras de "Tição"...


Apresentação do Livro "A coragem de Tição"
Autor: Luís Represas
Data: 17/11/2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O músico/escritor

No dia 17 de Novembro de 2010,pelas 16 horas, a Escola Santos Simões irá receber o músico/escritor, Luís Represas.



A Coragem de Tição, destinado a um público infanto-juvenil, é o livro que marca a estreia do músico Luís Represas como autor de histórias. O livro, com ilustrações de Catarina França, é posto à venda a 30 de Outubro, com chancela da Dom Quixote.
Luís Represas, fundador dos Trovante, conta uma história marítima recheada de cavalos marinhos destemidos, barracudas ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, garante a Dom Quixote, “com este livro, iremos aprender que a amizade e o espírito de entreajuda são o caminho para distribuirmos felicidade pelos que nos rodeiam”.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Se eu pudesse...

Se eu pudesse…
Chamaria a mim os incautos das leis
Arrancaria dos dedos os falsos anéis
Sopraria ao ouvido velha regra em vigor
Seria banido quem traísse o Amor…

Se eu pudesse…
Apagaria do discurso a palavra banco
Arrumaria o dinheiro todo a um canto
Atear-lhe-ia lume e aqueceria o pobre
Com as cinzas pintaria de negro luto o cobre
Do capital e do lucro nada restaria
E o homem o colarinho branco despiria…

Se eu pudesse…
Eliminaria as armas da face da Terra
As brancas, as pretas, as doenças, as tretas
Seduziria até casa os soldados da guerra
Cortinas de fumo lançaria para o efeito
Afecto, afago e arte de sumo em proveito…


Se eu pudesse…
Reuniria padres, mestres, espíritas e pastores
Tornaria desprendidos humanos condutores
Destilaria nas cavernas o interesse inoportuno
Mataria com o olhar as hipócritas questões
Enraizaria o verdadeiro sentido do Uno
Alteraria por completo a alma das religiões…

Se eu pudesse…
Confessaria as minhas mágoas e as dos outros
Cobriria o planeta de pão e água pura
Destronaria a poluição e toda a fartura
Alimentaria de fé os humanos aos poucos.
Libertaria do jugo a domesticada consciência
Enterraria toda e qualquer tipo de prepotência.

Se eu pudesse…
Desmascararia as hipocrisias sociais
Baniria do toque as mentes superficiais
Encaminharia para as vulcânicas termas
Gentes e criaturas de toda a espécie
Sairiam de lá apenas as que amadurecessem.


Se eu pudesse…
Exigiria ao tempo que parasse um segundo
Silenciaria as populações de todo o mundo
Mostraria o real valor do momento
Mordiscaria um a um até o jumento
Faria com que retivessem estas simples ideias
Passado e futuro não existem no Agora
E o Presente partilhem a meias…


Conceição Sousa
Professora da Escola EB 2,3/S Santos Simões

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diálogos com Acrósticos

Diálogo com Acrósticos

Este foi o primeiro trabalho realizado pela Vanessa Sofia e a Margarida Santos do 5º B, no Clube de Escrita da Biblioteca
- Mandei a minha prima à farmácia.
- Ah sim? Aconteceu alguma coisa?
-Rachou a cabeça e foi buscar pensos e betadine.
-Grande maluca.
-Aposto que foi na brincadeira que se aleijou.
-Rachou a cabeça e em vez de ir ao médico foi à farmácia.
-Ir ao médico? Ela detesta médicos!
-Detesta médicos?
-Amanhã terá de ir mesmo porque o golpe foi profundo.

- Será que vai?
- Aposto que sim.
-Não acredito nisso!
- Todos nós somos teimosos, mas temos de cuidar de nós.
-Oxalá ela pense assim.
- Saberemos convencê-la.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia da Música


No dia 1 de Outubro de 2010, os alunos do 6º ano do ensino articulado, actuaram na Biblioteca da nossa Escola, orientados pelas professoras do Acdemia de Música Valentim Moreira de Sá.

Bibliotecas famosas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia internacional da Biblioteca Escolar


No dia 25 de Outubro é comemorado o dia internacional da Biblioteca Escolar. Nesse sentido as Bibliotecas do Agrupamento Santos Simões vão comemorar esse dia de forma diferente. Dá-nos as tuas sugestões e aparece.