segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Novo acordo ortográfico

A equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento Santos Simões quer ajudar toda a Comunidade Educativa com o Novo Acordo Ortográfico.
Assim, deixo aqui dois endereços da internet para vos ajudar.

Neste primeiro estão disponíveis um conjunto de documentos, tais como um guia de aplicação e as normas, em pdf.
http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=174#i

Neste segundo, está disponível um conversor de texto e de ficheiros, da Porto Editora.
http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/
Usem e abusem para escrever em bom português!

terça-feira, 29 de março de 2011

Semana da leitura



Semana da leitura 2010/2011

Decorreu entre os dias 21 e 25 de Março, a semana da leitura nas escolas do agrupamento Santos Simões.
As actividades foram muitas e variadas, quer na Biblioteca da Escola Sede, quer nas Escolas do Agrupamento.
Assim a semana teve início em todas as escolas do agrupamento, com a maratona de leitura. Foi objectivo desta actividade que entre as 10.15 da manhã e as 18.30 da tarde, não se parasse de ler. Foram várias as turmas envolvidas nesta actividade. Foram lidos textos próprios em prosa ou poesia, bem como textos que os alunos acharam interessantes partilhar com os outros, de autores portugueses. Seguiu-se a presença de escritora Adélia Pires, no dia 22 de Março, que durante todo o dia e também à noite, apresentou a várias turmas dos vários ciclos de ensino, o livro, “Na rua do sonho” e a colecção de livros infanto-juvenis “ Em fila”. No dia 23 de Março, foi a vez do departamento de línguas dinamizar o já conhecido “Chá com Livros”. A noite foi dinamizada pela Associação de Pais e não faltou a música e a poesia. A semana continuou com a actuação dos alunos do 5ºA com a pela “We are the world”. A semana terminou com mais uma escritora, desta vez nossa colega, Conceição Sousa, apresentando aos alunos o seu primeiro livro “Eu ou Ela”, e com os alunos do 6º A, que frequentam o ensino articulado, que nos deliciaram com peças de música bem como com canções. Esta actividade destinou-se aos alunos do 4º ano. Também estes, apresentaram o seu “ Conto Andarilho”, projecto que englobou todas as turmas até ao 6º ano.
Durante toda a semana alguns alunos do 5º ano leram, pelas salas de aula, excertos de livros com o objectivo de incentivo à leitura. Também foram projectados ao longo da semana, filmes e documentários.
Nas escolas do primeiro ciclo e Jardins de Infância, não faltaram as peças de teatro, a presença da escritora Ana Vieira Brito, leitura a pares, chá poético com os Encarregados de Educação.
Foi uma semana recheada de leituras, dramatizações, músicas e acima de tudo muita alegria.
O balanço foi grandemente positivo e houve a preocupação de enquadrar o maior número de turmas possível. O entusiasmo dos alunos era constante.
Até para o ano.

Semana da leitura

Semana da leitura 2010/2011

Decorreu entre os dias 21 e 25 de Março, a semana da leitura nas escolas do agrupamento Santos Simões.
As actividades foram muitas e variadas, quer na Biblioteca da Escola Sede, quer nas Escolas do Agrupamento.
Assim a semana teve início em todas as escolas do agrupamento, com a maratona de leitura. Foi objectivo desta actividade que entre as 10.15 da manhã e as 18.30 da tarde, não se parasse de ler. Foram várias as turmas envolvidas nesta actividade. Foram lidos textos próprios em prosa ou poesia, bem como textos que os alunos acharam interessantes partilhar com os outros, de autores portugueses. Seguiu-se a presença de escritora Adélia Pires, no dia 22 de Março, que durante todo o dia e também à noite, apresentou a várias turmas dos vários ciclos de ensino, o livro, “Na rua do sonho” e a colecção de livros infanto-juvenis “ Em fila”. No dia 23 de Março, foi a vez do departamento de línguas dinamizar o já conhecido “Chá com Livros”. A noite foi dinamizada pela Associação de Pais e não faltou a música e a poesia. A semana continuou com a actuação dos alunos do 5ºA com a pela “We are the world”. A semana terminou com mais uma escritora, desta vez nossa colega, Conceição Sousa, apresentando aos alunos o seu primeiro livro “Eu ou Ela”, e com os alunos do 6º A, que frequentam o ensino articulado, que nos deliciaram com peças de música bem como com canções. Esta actividade destinou-se aos alunos do 4º ano. Também estes, apresentaram o seu “ Conto Andarilho”, projecto que englobou todas as turmas até ao 6º ano.
Durante toda a semana alguns alunos do 5º ano leram, pelas salas de aula, excertos de livros com o objectivo de incentivo à leitura. Também foram projectados ao longo da semana, filmes e documentários.
Nas escolas do primeiro ciclo e Jardins de Infância, não faltaram as peças de teatro, a presença da escritora Ana Vieira Brito, leitura a pares, chá poético com os Encarregados de Educação.
Foi uma semana recheada de leituras, dramatizações, músicas e acima de tudo muita alegria.
O balanço foi grandemente positivo e houve a preocupação de enquadrar o maior número de turmas possível. O entusiasmo dos alunos era constante.
Até para o ano.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fotos "Luís Represas... in Santos Simões"

Dizem que as imagens valem mais do que mil palavras...
Há quem subscreva... há quem discorde...
há quem não dispense uma boa conversa,
há quem escreva mil palavras sobre uma imagem...


Ficam aqui gravadas as imagens que retratam uma inspirada tarde
Fica aqui o retrato das corajosas palavras de "Tição"...


Apresentação do Livro "A coragem de Tição"
Autor: Luís Represas
Data: 17/11/2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O músico/escritor

No dia 17 de Novembro de 2010,pelas 16 horas, a Escola Santos Simões irá receber o músico/escritor, Luís Represas.



A Coragem de Tição, destinado a um público infanto-juvenil, é o livro que marca a estreia do músico Luís Represas como autor de histórias. O livro, com ilustrações de Catarina França, é posto à venda a 30 de Outubro, com chancela da Dom Quixote.
Luís Represas, fundador dos Trovante, conta uma história marítima recheada de cavalos marinhos destemidos, barracudas ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, garante a Dom Quixote, “com este livro, iremos aprender que a amizade e o espírito de entreajuda são o caminho para distribuirmos felicidade pelos que nos rodeiam”.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Se eu pudesse...

Se eu pudesse…
Chamaria a mim os incautos das leis
Arrancaria dos dedos os falsos anéis
Sopraria ao ouvido velha regra em vigor
Seria banido quem traísse o Amor…

Se eu pudesse…
Apagaria do discurso a palavra banco
Arrumaria o dinheiro todo a um canto
Atear-lhe-ia lume e aqueceria o pobre
Com as cinzas pintaria de negro luto o cobre
Do capital e do lucro nada restaria
E o homem o colarinho branco despiria…

Se eu pudesse…
Eliminaria as armas da face da Terra
As brancas, as pretas, as doenças, as tretas
Seduziria até casa os soldados da guerra
Cortinas de fumo lançaria para o efeito
Afecto, afago e arte de sumo em proveito…


Se eu pudesse…
Reuniria padres, mestres, espíritas e pastores
Tornaria desprendidos humanos condutores
Destilaria nas cavernas o interesse inoportuno
Mataria com o olhar as hipócritas questões
Enraizaria o verdadeiro sentido do Uno
Alteraria por completo a alma das religiões…

Se eu pudesse…
Confessaria as minhas mágoas e as dos outros
Cobriria o planeta de pão e água pura
Destronaria a poluição e toda a fartura
Alimentaria de fé os humanos aos poucos.
Libertaria do jugo a domesticada consciência
Enterraria toda e qualquer tipo de prepotência.

Se eu pudesse…
Desmascararia as hipocrisias sociais
Baniria do toque as mentes superficiais
Encaminharia para as vulcânicas termas
Gentes e criaturas de toda a espécie
Sairiam de lá apenas as que amadurecessem.


Se eu pudesse…
Exigiria ao tempo que parasse um segundo
Silenciaria as populações de todo o mundo
Mostraria o real valor do momento
Mordiscaria um a um até o jumento
Faria com que retivessem estas simples ideias
Passado e futuro não existem no Agora
E o Presente partilhem a meias…


Conceição Sousa
Professora da Escola EB 2,3/S Santos Simões

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diálogos com Acrósticos

Diálogo com Acrósticos

Este foi o primeiro trabalho realizado pela Vanessa Sofia e a Margarida Santos do 5º B, no Clube de Escrita da Biblioteca
- Mandei a minha prima à farmácia.
- Ah sim? Aconteceu alguma coisa?
-Rachou a cabeça e foi buscar pensos e betadine.
-Grande maluca.
-Aposto que foi na brincadeira que se aleijou.
-Rachou a cabeça e em vez de ir ao médico foi à farmácia.
-Ir ao médico? Ela detesta médicos!
-Detesta médicos?
-Amanhã terá de ir mesmo porque o golpe foi profundo.

- Será que vai?
- Aposto que sim.
-Não acredito nisso!
- Todos nós somos teimosos, mas temos de cuidar de nós.
-Oxalá ela pense assim.
- Saberemos convencê-la.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia da Música


No dia 1 de Outubro de 2010, os alunos do 6º ano do ensino articulado, actuaram na Biblioteca da nossa Escola, orientados pelas professoras do Acdemia de Música Valentim Moreira de Sá.

Bibliotecas famosas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia internacional da Biblioteca Escolar


No dia 25 de Outubro é comemorado o dia internacional da Biblioteca Escolar. Nesse sentido as Bibliotecas do Agrupamento Santos Simões vão comemorar esse dia de forma diferente. Dá-nos as tuas sugestões e aparece.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ainda a semana da leitura

Foi maravilhosa a resposta dada por todas as EB1 e EB1/JI, à solicitação feita no sentido de partilhar com toda a comunidade o trabalho desenvolvido no âmbito do PNL. Durante este período viveram-se, nas escolas momentos de emoção,magia e sonho à volta dos livros.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O Teatro nas escolas do 1º ciclo e JI







As alunas do Curso profissional Técnico de Apoio à Infância, realizaram durante a semana da leitura, sessões de teatro nas várias escolas do agrupamento. O seu empenho e disponibilidade foi grande, pelo que quer as alunas, quer os professores que as acompanharam, estão de parabéns.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Encontro com o escritor Richard Zimmler

No decorrer da semana da leitura, brindou-nos com a sua presença, o escritor Richard Zimmler que cativou toda a plateia pela sua simplicidade e empatia. Apresentou alguns dos seus livros que provocaram curiosidade nos alunos e professores que assitiram, pelas temáticas interessantes que neles se abordam.