quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Receção dos alunos do 5º ano
No passado dia 17 de setembro, a Equipa da Biblioteca Santos Simões deu as boas vindas a todos os pais, encarregados de educação e alunos, do 5º ano, que visitaram acompanhados pelos Diretores de Turma e pelos guias, alunos do 6º ano, a nossa Biblioteca.
Esta visita serviu para os alunos se inteirarem melhor das regras de funcionamento da nossa Biblioteca.
Benvindos a todos e que esta Biblioteca seja utilizada com muita frequência por todos vós.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Rasgos (com) Sentidos
Agenda Santos Simões
Ciência com todos
Para todos que têm curiosidade científica e até queiram fazer questões a professores universitários de todas as áreas da ciência, aqui vai um site interessantíssimo.
http://cienciapatodos.webnode.pt/
http://cienciapatodos.webnode.pt/
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Lançamento do Livro

O Agrupamento de Escolas Santos Simões convida toda a comunidade escolar a estar presente no lançamento do livro “Rasgos (com) sentidos”, que se realizará no dia 17 de Janeiro pelas 18.30 h no auditório da escola sede.
Este livro é da autoria dos alunos do agrupamento e é constituído por sete contos de alunos do Jardim de Infância ao 6º ano. As ilustrações foram realizadas pelos alunos mencionados e pelos alunos do curso de artes do 11º ano do ano letivo 2010-2011.
A Coordenadora da Biblioteca.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Novo acordo ortográfico
A equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento Santos Simões quer ajudar toda a Comunidade Educativa com o Novo Acordo Ortográfico.
Assim, deixo aqui dois endereços da internet para vos ajudar.
Neste primeiro estão disponíveis um conjunto de documentos, tais como um guia de aplicação e as normas, em pdf.
http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=174#i
Neste segundo, está disponível um conversor de texto e de ficheiros, da Porto Editora.
http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/
Usem e abusem para escrever em bom português!
Assim, deixo aqui dois endereços da internet para vos ajudar.
Neste primeiro estão disponíveis um conjunto de documentos, tais como um guia de aplicação e as normas, em pdf.
http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=174#i
Neste segundo, está disponível um conversor de texto e de ficheiros, da Porto Editora.
http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/
Usem e abusem para escrever em bom português!
terça-feira, 29 de março de 2011
Semana da leitura
Semana da leitura 2010/2011
Decorreu entre os dias 21 e 25 de Março, a semana da leitura nas escolas do agrupamento Santos Simões.
As actividades foram muitas e variadas, quer na Biblioteca da Escola Sede, quer nas Escolas do Agrupamento.
Assim a semana teve início em todas as escolas do agrupamento, com a maratona de leitura. Foi objectivo desta actividade que entre as 10.15 da manhã e as 18.30 da tarde, não se parasse de ler. Foram várias as turmas envolvidas nesta actividade. Foram lidos textos próprios em prosa ou poesia, bem como textos que os alunos acharam interessantes partilhar com os outros, de autores portugueses. Seguiu-se a presença de escritora Adélia Pires, no dia 22 de Março, que durante todo o dia e também à noite, apresentou a várias turmas dos vários ciclos de ensino, o livro, “Na rua do sonho” e a colecção de livros infanto-juvenis “ Em fila”. No dia 23 de Março, foi a vez do departamento de línguas dinamizar o já conhecido “Chá com Livros”. A noite foi dinamizada pela Associação de Pais e não faltou a música e a poesia. A semana continuou com a actuação dos alunos do 5ºA com a pela “We are the world”. A semana terminou com mais uma escritora, desta vez nossa colega, Conceição Sousa, apresentando aos alunos o seu primeiro livro “Eu ou Ela”, e com os alunos do 6º A, que frequentam o ensino articulado, que nos deliciaram com peças de música bem como com canções. Esta actividade destinou-se aos alunos do 4º ano. Também estes, apresentaram o seu “ Conto Andarilho”, projecto que englobou todas as turmas até ao 6º ano.
Durante toda a semana alguns alunos do 5º ano leram, pelas salas de aula, excertos de livros com o objectivo de incentivo à leitura. Também foram projectados ao longo da semana, filmes e documentários.
Nas escolas do primeiro ciclo e Jardins de Infância, não faltaram as peças de teatro, a presença da escritora Ana Vieira Brito, leitura a pares, chá poético com os Encarregados de Educação.
Foi uma semana recheada de leituras, dramatizações, músicas e acima de tudo muita alegria.
O balanço foi grandemente positivo e houve a preocupação de enquadrar o maior número de turmas possível. O entusiasmo dos alunos era constante.
Até para o ano.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
