quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exposição “A Física no dia-a-dia na escola”


A exposição é baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho, que tem marcado a vida das escolas por todo o país, e foi, originalmente, desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento, tendo sido adaptada para uma itinerância pelas escolas no âmbito do programa O Mundo na Escola.

Mantendo o design e o conceito expositivo original, a exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim - utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. 

As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc., e têm o apoio permanente de técnicos especializados que o(a) guiarão por um conjunto de experiências sobre alguns fenómenos físicos.
A exposição estará em apresentação na biblioteca da Escola Básica 2,3/ Secundária Santos Simões, desde o dia 22 de abril até ao dia 3 de maio, das 9:00 horas às 17:00 horas, nos dias úteis, e das 14:00 horas às 19:00 horas, nos fins de semana. A entrada é livre.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Convida-se toda a comunidade educativa a participar na semana da leitura que decorre entre os dias 11 e 15 de março.
Contamos consigo

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Feira do Livro

Teve início no dia 10 de Dezembro, a feira do livro do Agrupamento de Escolas Santos Simões. A abrir a feira contamos com a presença dos ilustradores Sandra Fernandes e José Machado, que ilustraram alguns livros da colecção “Reciclomania” com textos de Pedro Seromenho. Foram realizadas duas sessões para alunos do 5º e 6º ano e no final foi proposto que, a partir das ilustrações feitas no momento pelos ilustradores, criassem uma história. A adesão dos alunos foi excelente. A feira continua até 6ª feira, estando aberta desde as 9.15h e as 17.40h, estando aberta a todos os que a quiserem visitar. Esperamos por vós

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Comemoração do Dia Internacional da Filosofia

No dia 15 de Novembro, comemorou-se o Dia Internacional da Filosofia. Esta atividade do grupo de Filosofia com a colaboração dos professores de Artes, consistiu na exposição de trabalhos dos alunos, entre os quais podemos destacar o painel da Escola de Atenas, as caricaturas de alguns filósofos importantes desde a Antiguidade aos nossos tempos, bem como a criação de um jogo do género "Trivial Pursuit", com questões relacionadas com a Filosofia. A atividade foi muito participada e o balanço muito positivo. Parabéns a todos os intervenientes