quarta-feira, 11 de maio de 2022

Craques da Leitura na BE

 


Foi com grandes entusiamos que a nossa BE acolheu quatro jogadores de futebol do Vitória Sport Club: André, Joana, Gui e Francisca, craques na bola e na leitura, para nos revelarem os seus livros favoritos. A atividade foi realizada em parceria com a Associação de Futebol de Braga que até nos enviou a sua mascote especial, a Melissa, grande jogadora da bola!

André - diz-nos que ler durante os estágios o ajuda a abstrair da tensão dos jogos. Apresentou-nos um clássico  da autoajuda de Dale Carnagie Como superar as preocupações e lidar com o stress.


Joana - tem especial interesse por obras com fundo histórico; revela-nos qua a sua escolha da obra As gémeas de Auschwitz de Eva Mozes Kor se deve o momento atual que vivemos, para tentar perceber como é possível superar os traumas de uma guerra e de um campo de concentração.


Gui -também nos fala do seu interesse por livros com fundo histórico e autobiográfico, daí a sua escolha ter recaído em Primo Levi e na obra Se isto é um homem.


Francisca - mostrou-nos o lado mais romântico da literatura já que a sua escolha recaiu na obra de Raul Minh'alma Ganhei uma vida quando te perdi.


A BE também teve direito a uma amável oferta de livros da Associação de Futebol de Braga que, certamente, farão as delícias dos jovens amantes da bola. 

Obrigada Craques, voltem mais vezes!






quinta-feira, 5 de maio de 2022

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Neste dia assinala-se, desde 2019, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Acedendo ao desafio lançado pela RBE, a nossa Biblioteca organizou duas videoconferências com os alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde. Participaram, do lado de Cabo Verde as turmas 8C e 8B e do lado de Portugal as turmas 7C e 8A. 


Partilharam-se informações sobre a cultura, a história e a geografia de ambos os países. Para surpresa dos estudantes de Guimarães, nas escolas de Cabo Verde todos os alunos envergam uniforme (e os da Escola Portuguesa de Cabo Verde têm muito orgulho no deles) e a língua mais falada entre todos é o crioulo, apesar do português ser a língua oficial do país. 



Todos os participantes destacaram a simpatia, a alegria e o entusiasmo dos cabo-verdianos. 
Foi um prazer estar em contacto com um país que está unido ao nosso pela língua portuguesa.