Com o mês a chegar ao fim, é tempo de fazer um balanço das atividades desenvolvidas pela BE para celebrar este mês, dedicado leitura como forma de fomentar a paz e harmonia globais.
1. Persépolis: vida e luta das mulheres do Irão
Foram duas as turmas do 11º ano que visionaram este filme de animação inspirado na novela gráfica homónima de Marjane Satrapi. Questionou-se a atualidade do tema e as lutas dos direitos das mulheres em muito países do mundo. Foi o ponto de partida para os trabalhos de Cidadania em que serão abordados os direitos humanos.
2. A casa: leituras dialogadas
Tendo como ponto de partida o álbum ilustrado A casa de Roberto Innocenti, alunos do 9º ano questionaram-se sobre o propósito das casas nas vidas de quem as habita. A partir do diálogo percebe-se que a casa não é só o refúgio que proporciona conforto; é também um espaço de trabalho, de festa, de nascimento e de morte, um local que se vai construindo, destruindo e reconstruindo à medida que as gerações de habitantes se sucedem.
3. Um poema para a paz
Foi com o Clube de Teatro que encerramos este mês de celebração. Entre música e poesia celebramos o comum desejo de paz e harmonia no mundo.
As novidades acabadas de chegar são mesmo adequadas ao tema do MIBE de 2022... e a saída que estes livros já tiveram! A versão gráfica do "Diário de Anne Frank" já tem lista de espera, "O rapaz ao fundo da sala" tem andado animado nas turmas do 7º ano e "A guerra que salvou a minha vida" é tema de conversa na sala dos professores.