quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Palestra - "Religião, Sexo e Desobediência"
















No dia 3 de Novembro de 2008, pelas 15h e 10m, realizou-se na Escola Santos Simões, uma palestra subordinada ao tema, “Religião, Sexo e Desobediência”, tendo como orador o Professor Doutor Francisco Teixeira, destinada aos alunos do 10º e 11º anos de escolaridade.
O tema, sendo controverso, foi abordado de uma forma clara e muito elucidativa sobre a relação entre as três temáticas propostas. A participação dos alunos foi muito positiva, bem como a sua curiosidade relativamente aos assuntos expostos, tornando o tempo destinado ao debate, muito interessante, com perguntas frequentes dos alunos. Esta palestra, controversa (dado os temas propostos), mostra que, os jovens quando levados à participação crítica e ao pensar autónomo, conseguem superar as nossas expectativas.
Não devemos incutir nos jovens um saber já feito em que a aquisição desse saber não passa pela crítica, mas sim, incutir-lhes a vontade de saber através da crítica e da reflexão, “desobedecendo” no sentido construtivo e não simplesmente porque apetece desobedecer. Os maiores génios da História da Humanidade, foram desobedientes, acreditando nos seus ideais e lutando por eles, sabendo à partida que, as consequências dessa desobediência, poderia levar ao sofrimento.

1 comentário:

Santos Simões school disse...

Palestra mais que interessante, palestra mais que importante!