Como já é habitual, os trabalhos da Biblioteca abrem oficialmente com a celebração do Dia Europeu da Línguas.
Quem fala assim, não é gago!
Em primeiro lugar quisemos investigar quantas e quais são as línguas maternas dos alunos da nossa escola. O 7A procurou saber e elaborou o seguinte "Top línguas maternas".
Além destas línguas, há ainda alunos que falam línguas africanas e crioulos diversos.
Falsos amigos, há-os em todo o lado!
Em linguística os "falsos amigos" são palavras de diferentes línguas que soam e se escrevem de forma muito semelhante, mas que têm significados completamente distintos. Os "falsos amigos" causam muitas vezes problemas, originando mal-entendidos, às vezes divertidos, outras vezes com consequências desastrosas. As palavras portuguesas "curva" e "minhota" são bastante inofensivas, mas procurarem saber, respetivamente, o significado em polaco e italiano, vão ver que o resultado é algo embaraçoso!
Foi para alertar para estas dificuldades de comunicação que podem originar estes fenómenos, que foi lançado o desafio aos alunos de procurarem "falsos amigos" nas diferentes línguas estudadas na escola. O resultado pode ser visto no átrio junto da Biblioteca, onde a criatividade e a veia artística se aliaram aos conhecimentos linguísticos.
A atividade de celebração do Dia Europeu das Línguas resultou de uma colaboração entre a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas.
Sem comentários:
Enviar um comentário